Dia D inicia campanha contra violência sexual de crianças e adolescentes em Batayporã
Publicado em 07/10/2025 por Rádio Cidade FM
A Rede Socioassistencial de Batayporã, por meio da Comcex Bata (Comissão de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes) e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) deu início nesta segunda-feira (6) à nova fase da Campanha Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A ação foi marcada pelo Dia D de mobilização, na Escola Anízio Teixeira (polo), com intervenções educativas nas turmas, voltadas à prevenção e à conscientização sobre o tema.
Durante as atividades, a equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizou palestras e dinâmicas com os alunos, utilizando materiais informativos e lúdicos, como banner didático e panfletos educativos, para abordar de forma acessível e reflexiva a importância da proteção e do diálogo sobre o assunto. Participaram da ação as servidoras Annie Caroline (psicóloga), Rubiana Marques (assistente social), Izabel Neves (educadora social), Talita Vita (coordenadora da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade) e Claudia Macedo (coordenadora do Creas).
De acordo com os membros da campanha, as atividades terão continuidade nas demais escolas da Rede Municipal de Ensino e, na Rede Estadual, também contarão com o apoio do Conselho Tutelar. A mobilização busca fortalecer a rede de proteção em Batayporã e incentivar denúncias e atitudes de prevenção, reforçando o compromisso do município com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
"Estaremos presentes em todas as escolas ao longo da semana. Nosso objetivo é garantir que todas as turmas tenham acesso à informação e que as crianças e adolescentes saibam se proteger e proteger uns aos outros também. É fundamental denunciar. A equipe está preparada para esclarecer o tema de forma profissional, com a linguagem adequada para cada faixa etária", enfatizou a coordenadora do Creas, Claudia Macedo.
Não se cale!
Vítimas de violência sexual ou pessoas que tenham conhecimento sobre casos ocorridos com terceiros devem denunciar o crime. O Disque 100 é o serviço mais difundido e garante o anonimato do denunciante. A Polícia Militar e a Polícia Civil também podem ser acionadas e garantem sigilo - 67 99661 1694 e 190. O Conselho Tutelar possui um whatsapp de plantão e está à disposição para acolher denúncias: 67 99284 9955.