Ouça agora

Destaques

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Batayporã: 6ª Conferência Municipal das Cidades pauta infraestrutura e valorização dos bairros

Postado em 07/06/2024 por

Feature image

*Fonte imagem : Prefeitura Municipal *


Prefeitura Municipal – A 6ª Conferência Municipal das Cidades de Batayporã realizada nesta sexta-feira (7) na sede do Conviver, com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”, contou com ampla participação popular incluindo a presença de moradores locais, representantes da sociedade civil e autoridades municipais e estaduais.

Entre os presentes estiveram o prefeito Germino Roz, vice-prefeito Cacildo Paião, vereador João Carlos de Souza, que representou o Poder Legislativo, o secretário de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Renan Bom, e a palestrante do evento, representante da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), Tânia de Souza Marques, que exerce a coordenadoria do Conselho Estadual das Cidades e do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social.

Durante a conferência, os participantes foram divididos em três grupos de trabalho, cada um abordando diferentes eixos temáticos relacionados ao desenvolvimento urbano. Esses grupos discutiram propostas e elaboraram relatório da plenária. O processo de eleição dos delegados para a 7ª Conferência Estadual das Cidades, que ocorrerá em Campo Grande nos dias 23 e 24 de agosto de 2024, também foi realizado.

A responsável pelo setor de Habitação da Sodeta, Francielle Farias Duarte, enfatizou que a adesão do público foi fundamental para o sucesso das propostas elaboradas localmente e enviadas para apreciação nas etapas estadual e nacional. Por sua vez, a palestrante Tânia de Souza Marques destacou em sua apresentação a importância de se construir uma política urbana que seja inclusiva e sustentável, ressaltando as experiências bem-sucedidas em outras cidades e as possibilidades de aplicação em Batayporã.

Cenário atual

O prefeito Germino Roz e o titular da Sodeta, Renan Bom, destacaram as atuais frentes de trabalho presentes em Batayporã com vistas ao desenvolvimento urbano. Obras de saneamento e drenagem, como o grande projeto de controle de enchentes na região da Lagoa do Sapo, que já está sendo executado, a valorização dos espaços de convivência dos bairros com a reforma e manutenção de praças e a adequação de questões estruturais, como esfaltamento e redes de esgoto, foram alguns dos exemplos mencionados.

“O problema dos alagamentos é uma questão urgente para os moradores do centro, especialmente os mais próximos do entorno da Lagoa. Talvez não seja a questão mais urgente em outras localidades, como na Vila Maria Gonçalves, por exemplo. Porém, cada região da cidade tem suas necessidades específicas. A Conferência é o espaço e o momento para dar voz à população e também para o Poder Público colher sugestões valiosas”, afirmou o prefeito Germino.

Questões como a regularização fundiária urbana e programas de habitação popular também foram pontuadas. “É preciso fortalecer as parcerias para ampliarmos esses investimentos. Recentemente, com apoio da Agehab e o esforço do nosso Departamento de Habitação, avançamos muito, mas estamos cientes que ainda temos muitos desafios a superar”, complementou.