Ouça agora

Destaques

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Mobilização se destaca com guarda-chuvas e finaliza Outubro Rosa em Batayporã

Postado em 31/10/2023 por

Feature image

*Fonte imagem : Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã*


Prefeitura de Batayporã – A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã promoveu na segunda-feira (30), ato de encerramento da campanha Outubro Rosa, dedicada à prevenção do câncer de mama e câncer de colo do útero. Mais de 200 pessoas participaram de caminhada ao longo da Avenida Brasil com guarda-chuvas cor-de-rosa e formaram no campo do Estádio Mohamed Mustafá, o laço símbolo da mobilização.

O grupo composto majoritariamente por trabalhadoras da Saúde, esteve acompanhado de parceiros da campanha e representantes locais, como o prefeito Germino Roz, a primeira-dama Thayse Melo e as secretárias municipais Luciane Caldeira (Governo), Franciele Cantadori (interina da Saúde) e Letícia Sanches (licenciada).

De acordo com a coordenação da Atenção Primária à Saúde, ao longo do mês, foram promovidos mais de 470 atendimentos voltados à saúde da mulher nas cinco Estratégias de Saúde da Família (ESF) presentes no município. Somente no Dia D, promovido no último dia 27, as equipes efetuaram 87 coletas de exame preventivo do câncer de colo do útero, 64 consultas médicas e 26 atendimentos odontológicos.

“Cada ESF preparou ambientes acolhedores para as mulheres e a rede se engajou convidando e orientando. Ao longo do mês, foram 297 coletas de exame preventivo. Vale lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde trabalha com a prevenção e também dá suporte ao tratamento das pacientes que são diagnosticadas com câncer”, explicou Franciele Cantadori.

O prefeito Germino Roz enfatizou a continuidade dos serviços. “É um momento muito bonito de mobilização, em que chamamos a atenção para a campanha, mas o autocuidado deve acontecer o ano todo. As equipes da Saúde são preparadas e as ESF são fundamentais. É preciso que as mulheres marquem suas consultas e se cuidem”, finalizou o gestor.